quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vitrine, o "cartão de visita" de uma loja.

Em primeiro lugar vamos definir "O que é vitrine?"

Vitrine ou montra, é um espaço envidraçado dentro de uma loja, onde são dispostos produtos para venda que possam ser vistos da rua pelos transeuntes. É uma ferramenta de comunicação que faz parte de um processo que tem inicio no estudo do marketing que a empresa adotou.
Na moda (lojas de roupas), as vitrines exibem também manequins em seu interior.

(vitrine com um lustre no meio, e dois manequins, 
um pato postiço, uma mesa com pratos e taças e cadeiras)

São capazes de atrair clientes para compras mesmo nos momentos em que a loja está fechada.
Saber montar uma vitrine é de extrema importância para a loja, é como um "cartão de visita". Alguns pontos chaves estarei explicando aqui.
Alem de refletir o interior da mesma e de seus produtos, conforme estiver montada ela poderá atrair ou afastar o cliente.

Então vamos lá:

O que atrai? 
Clareza, simplicidade, legibilidade.
Uma vitrine com poucos elementos e com harmonia nas cores e objetos deixa tudo mais agradável, assim como uma boa iluminação, informação, temas interessantes e divertidos.

Ex:
(vitrine com três manequins, com roupas vermelho e marrom)


O que afasta?
Muitos elementos, falta de harmonia nas cores e objetos, má iluminação, falta de informação e criatividade de temas.

Ex:
(vitrine com três manequins masculinos, dois com roupa social preto e cinza e um com jaqueta branca e calça cinza. Na mesma encontra-se sapatos, camisas sociais e um enfeite de gatinho)


Sabendo isso, nossa turma do curso de Produção de moda do IFSC Araranguá fez uma analise das vitrines da cidade e com isso cheguei a seguinte conclusão:

A análise foi feita no mês da páscoa, por isso nas vitrines o tema era páscoa , só que o tema foi colocado de uma forma exagerada, o que não favoreceu nada os produtos das lojas.
Claro que, não eram todas, encontrei algumas que estavam bem harmônicas, porem foram poucas.
Essas poucas, observei a facilidade de identificar o público-alvo, com uma boa iluminação e legibilidade dos produtos.
Voltando ao exagero, observei como é desagradável olhar uma vitrine carregada de objetos e decoração. Havia muitos coelhos, cestas com ovinhos de páscoa, o que tirou todo o foco da coleção.

" Podemos elaborar um ambiente  com poucos elementos, se você não possui uma vitrine com estas descrições, não perca tempo utilize sua criatividade e pegue seu cliente pelos olhos!"

Fica a dica!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário