Em primeiro lugar vamos definir "O que é vitrine?"
Vitrine ou montra, é um espaço envidraçado
dentro de uma loja,
onde são dispostos produtos para venda que possam ser
vistos da rua pelos transeuntes. É uma ferramenta de comunicação que faz parte de um
processo que tem inicio no estudo do marketing que a empresa adotou.
Na moda (lojas de roupas), as
vitrines exibem também manequins em seu interior.
(vitrine com um lustre no meio, e dois manequins,
um pato postiço, uma mesa com pratos e taças e cadeiras)
São capazes de atrair clientes para compras mesmo nos momentos em que a
loja está fechada.
Saber montar uma vitrine é de extrema importância para a loja, é como um "cartão de visita". Alguns pontos chaves estarei explicando aqui.
Alem de refletir o interior da mesma e de seus produtos, conforme estiver montada ela poderá atrair ou afastar o cliente.
Então vamos lá:
O que atrai?
Clareza, simplicidade, legibilidade.
Uma vitrine com poucos elementos e com harmonia nas cores e objetos deixa tudo mais agradável, assim como uma boa iluminação, informação, temas interessantes e divertidos.
Ex:
(vitrine com três manequins, com roupas vermelho e marrom)
O que afasta?
Muitos elementos, falta de harmonia nas cores e objetos, má iluminação, falta de informação e criatividade de temas.
Ex:
(vitrine com três manequins masculinos, dois com roupa social preto e cinza e um com jaqueta branca e calça cinza. Na mesma encontra-se sapatos, camisas sociais e um enfeite de gatinho)
Sabendo isso, nossa turma do curso de Produção de moda do IFSC Araranguá fez uma analise das vitrines da cidade e com isso cheguei a seguinte conclusão:
A análise foi feita no mês da páscoa, por isso nas vitrines o tema era páscoa , só que o tema foi colocado de uma forma exagerada, o que não favoreceu nada os produtos das lojas.
Claro que, não eram todas, encontrei algumas que estavam bem harmônicas, porem foram poucas.
Essas poucas, observei a facilidade de identificar o público-alvo, com uma boa iluminação e legibilidade dos produtos.
Voltando ao exagero, observei como é desagradável olhar uma vitrine carregada de objetos e decoração. Havia muitos coelhos, cestas com ovinhos de páscoa, o que tirou todo o foco da coleção.
" Podemos
elaborar um ambiente com poucos elementos, se
você não possui uma vitrine com estas descrições, não perca tempo
utilize sua criatividade e pegue seu cliente pelos olhos!"
Fica a dica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário