"in loco" (latim) significa "no local", então essa postagem significa "Pesquisa no local"
Conforme introduzi no inicio do blog, as postagens são voltadas para o Curso de Produção de Moda do Instituto Federal - Campus Araranguá, realizamos varias tarefas na matéria Pesquisa de Moda II, e umas delas foi fazer uma analise de vitrines de algumas lojas e dar uma visão geral sobre elas aqui no blog.
Enfim, no dia 23/09/2011 analisamos 10 lojas no caladão de Araranguá de acordo com Público-Alvo, Tema, Preço, Organização etc... e agora publico aqui o que finalizamos com a pesquisa.
De um modo geral todas as lojas estavam de acordo com o padrão que se deve ter em uma vitrine, manequins vestidos, artifícios, peças soltas, acessórios, tendências e outros.
De pontos negativos, analisamos que a maioria das lojas apresentavam um acumulo de elementos. Para uma vitrine pequena (quase todas eram) tinha muita coisa em exposição, o que gera uma poluição visual para quem para e olha. Se a vitrine é pequena tem que tomar cuidado na hora de preenche-la para na sobrecarregar, colocar o número adequado de manequins e peças, não precisa colocar tudo que tem na loja e não fazer muita mistura de cores, porque não rola harmônia.
Outro ponto negativo foi: em TODAS as lojas não houve divulgação de preço, e quando divulgavam era em uma ou duas peças. Isso deixa o cliente realmente chateado, pois no senso comum as pessoas param nas vitrines e a primeira coisa que fazem é analise de preço.
Dos pontos positivos:
Bom, podemos destacar que todas as lojas estavam de acordo com a estação correta para o comércio (Primavera/Verão 2012) e todas apresentavam cores nas peças e acessórios de acordo com as tendências que estão por vir.